home >

  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook

< entre

crm

Laçamento CRM Chroma enterprise

Você sabe tudo de CRM?

Baixe nosso e-Book gratuito e se torne um esecialista

Mindfulness e o Empreendedorismo

Atualizado: 4 de abr. de 2021

O que todo empreendedor pode ganhar com o Mindfulness (a atenção plena)?





A maioria dos empresários entende a importância de demonstrar confiança, liderança e paciência em seu papel. Eles conhecem os elementos de uma boa tomada de decisão e são especialistas experientes quando se trata de gerenciamento de tempo.


Mas há uma ferramenta discutida com menos frequência que os empreendedores podem usar para melhorar seu desempenho em quase todas as áreas importantes: meditação mindfulness.


O que é meditação de atenção plena (Mindfulness meditation)?

Atenção plena se refere a um estado de consciência definido pela percepção do momento presente. Quando você está atento, você não se distrai com ansiedades sobre o passado ou preocupações com o futuro. Seu diálogo interno não está tagarelando - você está simplesmente sintonizado com o presente, sem outras distrações.


A meditação da atenção plena é, por extensão, uma prática projetada para ajudá-lo a alcançar a atenção plena de forma consistente. Há uma infinidade de estilos e práticas diferentes a serem considerados, mas a maioria deles segue uma fórmula semelhante: você encontra algo em que se concentrar e mantém o foco nesse local de atenção. Quando um pensamento perturbador entra em sua mente, você simplesmente o reconhece, o aceita e o deixa ir sem julgamento ou consideração adicional.


Para algumas pessoas, isso pode parecer como inspirar por 10 contagens, seguido por uma expiração por 10 contagens. Outros preferem se concentrar em um mantra ou em algo visual, como a chama de uma vela bruxuleante. Seja qual for o caso, a meditação da atenção plena é muito fácil de aprender. Qualquer amador pode começar com os fundamentos, mas se você está procurando uma cobertura mais aprofundada, não faltam cursos online para ajudá-lo a dominar o básico. Então, por que você deve praticar a meditação da atenção plena como empresário? Aqui estão alguns dos benefícios:


Redução de estresse





O benefício mais comumente elogiado da meditação da atenção plena é a capacidade de reduzir o estresse. Se você está sob muita pressão ou tem muito trabalho a fazer, pode dedicar alguns minutos para praticar a atenção plena. Quando terminar, provavelmente você se sentirá mais no controle e menos afetado negativamente pelo ambiente.


Freqüência cardíaca reduzida e suscetibilidade a doenças cardíacas


No Brasil, mais de 400 mil pessoas morrem de doenças cardíacas a cada ano. As doenças cardíacas continuam sendo uma das principais causas de morte no mundo, e é ainda maior em cargos estressantes como o empreendedorismo. A meditação mindfulness pode melhorar a saúde do seu coração, e a prática regular pode reduzir sua freqüência cardíaca para ajudá-lo a viver um estilo de vida mais saudável e com baixo estresse, que suporta menores taxas de doenças cardíacas.


Maior produtividade


Você sabia que a meditação da atenção plena pode aumentar sua produtividade?

Limpar sua mente de distrações torna mais fácil para você se concentrar na tarefa em mãos. Sua mente não estará tagarelando com pensamentos inquietos, nem você se sentirá puxado em várias direções ao mesmo tempo. Em vez disso, você pode investir seu tempo e atenção no que é mais importante.


Decisões mais claras